O guia completo de Abhyanga

Abhyanga

É sempre época de Automassagem! (chamado Abhyanga na Ayurveda).

Essa é a maneira ideal de incorporar o Ayurveda, de forma prática e imediata em sua vida, e é algo que você mesmo pode fazer em casa!

A automassagem pode ser benéfica para todas as constituições (tipos de pessoas, ou doshas), mas é particularmente benéfica para os tipos Vata e Pitta.

Por que praticar a automassagem?

Praticar a automassagem diária ajuda a tonificar os tecidos do corpo, firmar e fortalecer membros e articulações. A automassagem aumenta a circulação sanguínea, a drenagem linfática e melhora a digestão, promovendo o fogo metabólico (Agni).

Quando praticado pela manhã, ajuda a aquecer o corpo e a preparar-se para o dia, servindo também como pré-treino/yoga para evitar lesões.

A automassagem pode facilitar a sensação de estar nutrido, criando um espaço de calma e atenção ao seu corpo e é uma das melhores práticas de amor-próprio, para conexão corporal, especialmente para as mulheres (embora seja indicado para os homens e definitivamente também os beneficiam!).

As estações, fases da vida e automassagem

Como dito, há imensos benefícios em praticar a automassagem regularmente, ao longo de todas as estações do ano. No entanto, se notar que a sua pele fica mais seca durante os meses mais frios, é porque há um pouco mais de Vata no ar.

Vata é o dosha que governa os ossos e articulações e todos os movimentos do corpo. É muito importante cuidar de Vata, pois ele é o dosha que facilita o funcionamento dos outros doshas e sistemas do seu corpo - se não houver movimento, é provável que haja estagnação e acumulação de ama, ou toxinas.

Você já deve ter percebido que a melhor dica para equilibrar o Vata é praticar a automassagem.

Como Vata é o dosha que também é mais facilmente perturbado durante as estações de inverno, bem como no verão e nas estações chuvosas, na mudança das estações (seis vezes por ano) e durante qualquer grande transição de vida, como mudança de casa, de país, de extensa viagens, separação do parceiro, durante a gravidez e pós-parto, bem como para mulheres em transição para a menopausa –  isso constitui uma lista exaustiva de momentos – a automassagem pode oferecer imenso apoio como um ritual de autocuidado que você pode praticar em casa.

Quando praticar a automassagem

O melhor é praticar a automassagem com o estômago vazio, por isso o recomendado é pela manhã em jejum. Esse horário também se alinha com o horários da primeira refeição, para que você coma depois de praticar a automassagem (praticar com o estômago cheio pode atrapalhar a sua digestão).

Agora - por quanto tempo deixar o óleo no corpo? Embora o ideal seja deixar o óleo agir por 40 minutos, é sempre melhor fazer e receber os benefícios do que não fazer! No entanto, em nossos dias agitados, deixar o óleo agir por 5 a 10 minutos antes do banho ainda é uma ótima opção. Talvez uma vez por semana você possa desfrutar de uma rotina de automassagem mais luxuosa e ler um livro ou cozinhar enquanto o óleo é totalmente absorvido.

É muito importante que você não sinta frio enquanto o óleo de massagem é absorvido pela pele, portanto, esta é uma consideração importante sobre quanto tempo você deixa o óleo agir também. Algumas pessoas gostam de vestir as “roupas do óleo” específicas para esse fim e depois praticar atividade física leve ou yoga ou caminhar antes de tomar banho e enxaguar o óleo. Mas você também pode tomar banho para enxaguar o óleo antes de se movimentar ou praticar exercícios. A escolha é sua!

Próximo
Próximo

Doshas do corpo